terça-feira, 9 de junho de 2020

Educação Física - Prof Junior

Composição da nota final

Atividade 1

Atividade 2

Atividade 3

Ponto Extra *

1

Ponto Extra **

1

TOTAL

11

(*)somente para quem realizou pelo menos 1 atividade, (**)Somente para quem realizou pelo menos duas atividades.

Atividade 1

O que é IMC?

Uma das maneiras de saber se o seu peso está adequado à sua altura é calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. O IMC é apenas um indicador e não determina de forma inequívoca se uma pessoa está acima do peso ou obesa. Considere apenas como um ponto de partida, pois o IMC não avalia o seu estado nutricional como todo e precisa ser interpretado por um profissional de saúde, que analisará uma série de outras medidas e características suas, como idade, sexo, percentual de gordura, entre outros aspectos, antes de um diagnóstico. Por relacionar apenas peso e estatura, pessoas musculosas podem ter um índice de massa corporal elevado e não serem gordas. O mesmo pode acontecer com aquelas que visualmente são magras e apresentam um alto percentual de gordura. É recomendável, então, comparar o IMC com a porcentagem de gordura da pessoa, que pode ser estimada por medidas da “circunferência corporal”, uma mensuração mais complexa, mas que pode ser realizada com fita métrica. A fórmula do IMC é a mesma para todas as pessoas. O que muda são os pontos de corte, ou seja, os valores considerados como referências para a classificação do seu peso. Essas referências são específicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

 Como calcular o IMC

O índice de massa corporal (IMC) é calculado por meio de uma fórmula matemática que relaciona peso e altura e, a partir da localização do resultado do cálculo em uma tabela de classificação, indica se uma pessoa está obesa, acima do peso, abaixo do peso ou no peso ideal, considerado saudável e reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. A vantagem de trabalhar com esse sistema, utilizado pela Organização Mundial da Saúde, é sua simplicidade, com números redondos e fáceis de utilizar.

Para calcular o IMC, basta dividir o peso (em quilogramas) pela estatura ao quadrado (em metros):


Por exemplo: qual é o IMC de uma pessoa que tenha 1,80 m de estatura e pese 80 kg?

O índice obtido permite a classificação da pessoa segundo a tabela:

CATEGORIA 

IMC

Abaixo do peso

Abaixo de 18,5

Peso normal

Entre 18,5 e 24,9

Acima do peso

Entre 25 e 29,9

Obesidade grau I

Entre 30,0 e 34,9

Obesidade grau II

Entre 35,0 e 39,9

Obesidade grau III

40,0 e acima

Disponível em: <http://www.cdof.com.br/avalia1.htm>. Acesso em: 29 maio 2013. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/protocolos2.htm>. Acesso em: 29 maio 2013.


Outro problema é a influência, ainda não suficientemente estudada, das diferenças raciais e étnicas sobre o IMC. Por exemplo, especialistas apontam que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23. As categorias do IMC aqui apresentadas não são aplicáveis para menores de 12 anos, para os quais existe uma tabela especial.


Vídeo sugerido: 

Como Calcular O IMC (Índice De Massa Corporal) + Tabela De Referência – Canal Nutridiversidade.

https://www.youtube.com/watch?v=e5OuLSDayxs


Segue a atividade avaliativa (prazo de entrega 24/07):

https://forms.gle/MnaqZ4XtHQuredh88



Atividade 2

Capacidades Físicas

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza).

Resultado de imagem para força muscular

Força: É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos.

Resultado de imagem para velocidade

Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

Resultado de imagem para basquete 

Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”. Para a agilidade, a flexibilidade é importante.

Resultado de imagem para equilibrio

Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

Imagem relacionada

Coordenação Motora (destreza): É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada.

Resultado de imagem para flexibilidade

Flexibilidade: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude.

Resultado de imagem para resistencia fisica

Resistência: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez. 


Vídeo sugerido: 

Capacidades Físicas (Professor Higor Moraes) – Canal Higor Moraes.

https://www.youtube.com/watch?v=LzJ2mWwbA3g

Segue a atividade avaliativa (prazo de entrega 24/07):

https://forms.gle/Mgmd6cfDqzEGq7637

Atividade 3

MEU RITMO

Todos estão sentados, parados, calmos e relaxados, mas será que todos estão no mesmo ritmo? Diz aí, o que você acha? Então vamos ver! Tente sentir seus batimentos cardíacos, cronometre por 15 segundos e compare com os demais membros da sua família. Por que algumas pessoas apresentam ritmos cardíacos diferentes, mesmo estando em repouso? Que outros ritmos você consegue identificar no funcionamento do seu corpo? Será que na natureza também é possível observar a presença de ritmo? Será que no seu trajeto de casa para a escola existe a presença de ritmo? Quais?

Ritmo é uma palavra derivada do grego Rytmus, que significa: tudo o que flui e o que se move no universo. Podemos observar ritmo em tudo que vemos, em tudo que ouvimos, que fazemos, ou seja, o universo é uma grande orquestra tocando os mais diversos ritmos. 

Ao nosso redor vários exemplos de ritmos podem ser observados, o livro "Ritmo e dança" de Angela Garcia, cita exemplos dos quais descreverei alguns:
Ritmo Natural; é o ritmo dos fenômenos da natureza, a forma como as coisas se desenvolvem de forma natural, o desabrochar de uma flor é um exemplo;
Ritmo mecânico; uma maquina trabalha de acordo com um ritmo predefinido, o motor de um carro é um exemplo;

A nível de ser humano dois ritmos podem ser citados o ritmo interno e o ritmo externo;

O ritmo interno é aquele que pode te descrever como calmo, agitado e em relação ao funcionamento do seu organismo, são aqueles que podem até ser influenciados pelo ritmo externo, mas que existem independentemente dele.

Já o ritmo externo é tudo que acontece ao redor e que pode alterar seu ritmo interno, seria qualquer manifestação rítmica que é por nós sentida, de modo a influenciar de alguma maneira o trabalho corporal.

ALGUNS EXEMPLOS

• Ritmo cardíaco;

• Ritmo Respiratório;

• Ritmo intestinal;

• Ciclo claro/escuro (dia noite);

• Florada das plantas;

• Ciclo menstrual feminino;

• Ritmos musicais;

• Os passos no caminhar;

• Ritmo de produção industrial;

• As asas de uma borboleta;

• Fases da lua;

• Oscilações da maré, etc.


VARIAÇÕES DO RITMO 

Sabemos que, nas diversas manifestações da cultura de movimento, podemos encontrar a presença de ritmo, seja na sequência dos golpes de um lutador, nas passadas para o arremesso no handebol, nas séries de exercícios na academia, e até na sincronia de dançarinos de street dance. Pois bem, fique sabendo que ritmo é movimento e, sendo assim, ele pode ser lento ou rápido, simples ou complexo, cíclico ou acíclico, etc. 

MOVIMENTOS CÍCLICOS E ACÍCLICOS

Movimentos cíclicos se caracterizam pela repetição de fases. A maioria dos movimentos de locomoção são cíclicos, como o andar, correr, nadar, remar, andar de bicicleta, etc.. Em alguns esportes exige-se uma rapidez de movimentos cíclicos com partes do corpo. Por exemplo: canoagem, ciclismo, no trabalho à manivela ergométrica, etc.

Movimentos acíclicos são caracterizados por não apresentarem repetição de partes de fases em seu processo de movimento. Algumas atividades básicas são acíclicas, como saltar, lançar, levantar, etc. Em alguns esportes temos como exemplo de movimentos acíclicos: um drible, o carrinho ou um chute no futebol, o arremesso no handebol, o bloqueio no vôlei, etc.

Segue a atividade avaliativa (prazo de entrega 24/07):

https://forms.gle/DAZZmryLyphq28JT6

Professor Junior
09/06/2020