De onde eu venho?
A história pessoal deve ser um componente importante do Projeto de Vida. Antes mesmo de os estudantes pensarem para onde eles querem ir e o que eles querem ser, é importante que todos saibam de onde vêm, o que gostariam de superar ou criar para o futuro.
A sua casa, seus pais, sua família e sua vida cotidiana, por meio de uma rede de relações sociais e afetivas, integram o primeiro momento de conhecimento que crianças e adolescentes têm sobre o mundo. Pois, é no processo de relações diversificadas que o estudante interioriza valores e constrói formas próprias de perceber e estar no mundo, se constituindo enquanto sujeito.
Ao conhecermos um adolescente, de certa forma, conhecemos também sua família, que é seu primeiro espaço de socialização, de formação, é o grupo social onde adquiriu seu repertório inicial de comportamento: hábitos, costumes e modo de lidar com os objetos, com o ambiente físico e com os adultos. Logo, valorizar as raízes e o que de bom aprenderam, ajuda os adolescentes a desenvolverem a noção de onde eles podem chegar.
Leia os parágrafos a seguir e reflita sobre as perguntas que os seguem:
1- Cada pai projeta seus sonhos, realizados ou não, em seus filhos, mas, independentemente de quais sejam, a maioria deles se associa a um sonho só: Eles querem uma vida para nós melhor do que a que eles tiveram.
Sobre isso, você concorda que os pais têm rica experiência de vida e certo grau de sabedoria e por isso, não há dúvidas de que sabem o que é melhor para os filhos? Por quê?
2-O senhor tem saudades de Itabira ainda hoje? Tenho uma profunda saudade e digo mesmo: no fundo, continuo morando em Itabira, através das minhas raízes e, sobretudo, através dos meus pais e dos meus irmãos, todos nascidos lá e todos já falecidos. É uma herança atávica profunda que não posso esquecer.
Sobre as raízes familiares, você concorda que, mesmo cada um sendo livre para traçar a própria história, a força da origem familiar nos conduz a ser o que somos? Por quê?
3-O presente é o cotidiano da vida das pessoas. É o tempo em que elas vivem, são mobilizadas por novos acontecimentos, lembram com alegria, tristeza ou raiva do passado, projetam o futuro ou se angustiam com ele. É quando constroem a sua história pessoal, a formar suas identidades.
Sobre isso, você concorda que o cotidiano tem a riqueza das experiências que o ajudarão a superar positivamente as dificuldades e as adversidades que surgirem? Você acredita que essas vivências o ajudarão a desenhar o futuro? Por quê?
Enviem as atividades para o e-mail denisequirino@prof.educacao.sp.gov.br
Fonte: http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2016/12/MATERIAL-DO-EDUCADOR-AULAS-DE-PROJETO-DE-VIDA.pdf (acessado em 08 de Julho de 2020 às 15h06)