terça-feira, 1 de setembro de 2020

Língua Portuguesa 1ºE e 1ºF - Prof Joana

Tema: De repente surgem slammers  

 

 (Tema abordado pelo CMSP no dia 13/08/2020- link da aula https://www.youtube.com/watch?v=FX_ktminO14 )

 

 

Atividades 

Leia:

“Repente e Slam”

Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. O Repente na Cantoria de viola é desenvolvido por dois cantores acompanhados por violas na afinação nordestina. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é baseado no canto alternado que se dá em forma de improviso poético – a criação de versos "de repente".[1] A origem do repentista brasileiro tem suas raízes na região de Teixeira, na Paraíba, século XIX.

Slam é o nome dado as batalhas de poesia que se espalham Brasil (e mundo) adentro. Adentro e abaixo, já que é nas periferias do hemisfério sul do mundo que essa ferramenta mais tem ganhado espaço.

Slam (ou Poetry Slams) são batalhas de poesia falada que surgiram nos anos 1980 nos Estados Unidos. Muitos chamam de “esporte da poesia falada” e, como aparece no documentário recém-lançado Slam: Voz de Levanteo responsável por organizar o primeiro Slam, Marc Kelly Smith, alega que resolveu utilizar da lógica da competição como forma de chamar atenção para o texto e desempenho dos poetas.


Responda em seu caderno:

1 – De acordo com o texto, em se tratando de gêneros textuais, o que são “repente” e “slam”?

2 – Agora, com suas palavras, explique o que você entendeu ao ler o tema “De repete surgem os slammers” relacionando com a leitura do texto.