quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Língua Portuguesa 1ºE e 1ºF - Prof Joana

Enviar as respostas das atividades para: joana.munis@bol.com.br

Tema: Vamos fazer teatro

Atividades 

Assistir a aula do CMSP do dia 20/08 – 1º Série EM - Português. Segue abaixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=iNaguUGJBQk

Leia:

Teatro grego: Comédia e tragédia

O teatro na Grécia Antiga surgiu a partir de manifestações a Dioniso, deus do vinho, da vegetação, do êxtase e das metamorfoses. Pouco a pouco, os rituais dionisíacos foram se modificando e se transformando em tragédias e comédias. Dioniso se tornou, assim, o deus do teatro.

Tragédia

A tragédia apresentava como principais características o terror e a piedade que despertava no público. Para os autores clássicos, era o mais nobre dos gêneros literários. 

Era constituída por cinco atos e, além dos atores, intervinha o coro, que manifestava a voz do bom senso, da harmonia, da moderação, face à exaltação dos protagonistas. Diferentemente do drama, na tragédia o herói sofre sem culpa. Ele teve o destino traçado e seu sofrimento é irrefutável.

Comédia

Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia. 

Também a temática diferia nos dois gêneros. A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.


Responda em seu caderno:

1 – Após ler o texto, escreva como você imaginou que era o teatro grego.

2 – De acordo com o texto, qual é a diferença entre “tragédia” e “comédia”?