Atividade da professora Adriana Amorim para o 1º ano A da disciplina de química.
Vocês deverão assistir este vídeo sobre a história dos modelos atômicos, que foi acessado no dia 11/09/2020.
Façam a leitura do texto a seguir proposta no caderno do aluno volume 2 na página 45 e responda as questões:
Transformação das Ideias
No fim do século XVIII, os cientistas buscavam explicações para os fenômenos que observavam. Sabiam que para obter produto em uma reação química, os reagentes iriam combinar em quantidades determinadas e que a massa se conservaria. Apesar de muitos conhecimentos já terem sido adquiridos, compreender o comportamento da matéria, através da elaboração de ideias sobre sua constituição, tornou-se um desafio, pois, quanto mais informações são obtidas, mais as ideias se mostram limitadas para explicar os novos dados. John Dalton foi um dos cientistas que buscou explicar os aspectos quantitativos das transformações químicas. Em suas pesquisas, decidiu aceitar a ideia defendida por Lavoisier, de que os gases são formados por corpúsculos. Dalton propôs que para diferenciar os corpúsculos (átomos), teria que ser levado em conta a massa. Assim, passou a estudar as quantidades envolvidas nas transformações químicas usando a lei de Proust como base para sua hipótese atômica, formulada do seguinte modo: ● Toda matéria é formada por átomos, que são as menores partículas que a constituem. ● Os átomos são indestrutíveis e indivisíveis, mesmo quando participam de transformações químicas. ● Átomos de elementos iguais apresentam massas iguais, átomos de elementos diferentes apresentam massas diferentes. ● As transformações da matéria são recombinações de átomos. Dalton usava símbolos circulares para representar os átomos, no entanto, esse método se mostrou pouco prático. Outros químicos sugeriram novas formas de representação, o químico sueco Berzelius propôs utilizar a primeira letra em maiúsculo do nome do elemento em latim. Essa representação é usada até hoje. Quando há elementos cujos nomes começam com a mesma letra, acrescenta-se uma segunda letra minúscula.
Texto adaptado especialmente para São Paulo Faz Escola de: GEPEQ/ IQ-USP. Interações e Transformações I- Elaborando Conceitos sobre Transformações Químicas. São Paulo: Edusp, 2005. p.109-116.
Conforme orientações de seu(sua) professor(a), realize a leitura do texto “Transformação das Ideias” e responda às questões:
a. Para Dalton, o que era um átomo?
b. Compare o conceito de elemento proposto por Lavoisier com o conceito proposto por Dalton. Eles são contraditórios ou podem ser considerados complementares? Explique a sua resposta.
c. Segundo as ideias de Dalton, que característica diferenciava os átomos dos diversos elementos químicos?
d. Como Dalton representava os átomos? Como eles são representados atualmente?
Envie sua atividade para o e-mail adrianamissi@hotmail.com até o dia 22/09/2020.
Qualquer dúvida estou à disposição.