quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Arte - Prof Bruna

E. E. Prof° João Prado Margarido

Nome: _____________________________________ Data:____/____/_____

Profº:  _____________________________________         Nota: ______________

     Série: ____º Ano



Atividade de Arte – 6


Conceitos de intervenção artística, mediação e produção cultural


Mediação cultural – Envolve processos de diferentes naturezas que atuam, investigam e promovem a aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida escolar ou social), a arte e a cultura. Para além dos espaços dos museus, a mediação cultural envolve todas as linguagens artísticas, o patrimônio cultural, os profissionais, os produtores culturais, curadores, críticos de arte, historiadores, professores, educadores de museus e as mídias, além dos materiais produzidos para essa aproximação, como catálogos, materiais educativos, programas de dança, música, teatro, conversas antes e depois dos espetáculos e desenhos museográficos, entre outras atividades que têm como objetivo, acolher e aproximar o público e que, quando feitas de modo não cuidadoso, podem afastá-lo. A mediação cultural implica uma ação fundamentada e que se aperfeiçoa na consciente percepção da atuação do mediador, que “está entre muitos”, sem considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da mediação cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade do público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu desafio maior é potencializar a experiência estética e estésica em contato com o outro, ou seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência. 

Produtor Cultural: profissional que realiza atividades de produção cultural (atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor cultural envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país; também se prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do planejamento de ações culturais, desde o processo de escolha de cenário e figurino à busca por parceiros interessados em investir financeiramente no projeto. 

Intervenção Artística: São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. Imagine dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora, imagine essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando na praça central de sua cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que estão transitando no espaço público da cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas pessoas. 

Para saber mais: Intervenção. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencao. Acesso em: 26 nov. 2019. 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA URBANA. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/intervencao-artistica-urbana/. Acesso em: 26 nov. 2019.


Links para responder o questionário


Eduardo Srur. Disponível em: www.eduardosrur.com.br. Acesso em: 16 dez. 2019. 

Monumentos com coletes salva-vidas - Repórter Karina Godoy. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9DPj3icMfBQ. Acesso em: 16 dez. 2019. 

Eduardo Srur: Manual de Intervenção Urbana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bw6mJaOJsNE. Acesso em 16 dez. 2019. 

Intervenção urbana. Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=BJQPtK2u1tk. Acesso em: 16 dez. 2019. 

Eduardo Srur – Pets. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vYJIk4MtRx4. Acesso em: 16 dez. 2019.

 Jornal Futura - “A provocação do afeto”, Série Intervenções Artísticas Urbanas - Episódio 4. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cAlmiqa1F54. Acesso em: 16 dez. 2019.


Participe ativamente deste momento de apreciação para ampliar seu repertório cultural, auxiliando assim na elaboração de um projeto de intervenção. Ao apreciar, analise atentamente as imagens dos vídeos, falas e as diversas linguagens e modalidades de Arte apresentada. Oriente seu olhar reflexivo seguindo o roteiro de questões apresentadas a seguir, e finalize respondendo os questionamentos indicados:


  1. Quais modalidades artísticas foram apresentadas nos vídeos?


  1. Quais são os elementos, os objetos, as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?


  1.  Ao imaginar o tema das obras apresentadas, quais poderiam ser os seus títulos?


  1. Quais materiais foram utilizados por esses artistas nas obras analisadas?


5. Quais ferramentas e procedimentos foram necessários para a produção e criação artística das obras apresentadas?


  1. Pela observação das obras, quais objetos podem se transformar em matéria para as intervenções?


  1. Quais materiais descartados pela sociedade poderiam ser usados em obras e construções para materializar ideias expressivas?


  1. O que precisaria ser pesquisado para a elaboração de um projeto tendo como referência os artistas apresentados?


  1. Formas, conteúdos, matérias se interpenetram para a criação de uma produção estética?


  1. Que ideias estas imagens suscitam em você em relação ao seu projeto de intervenção?


11. Em qual modalidade das artes visuais você gostaria de desenvolver esse projeto? (arquitetura, pintura, fotografia, etc.).



Atividades retiradas da Apostila do Aluno, Volume 3 – Artes.


E-mail para devolutiva (para vocês enviarem) das respostas: 

brunaamorim@professor.educacao.sp.gov.br