terça-feira, 10 de novembro de 2020

Língua Portuguesa 1ºE e 1ºF - Prof Joana

Recuperação de Português somente para quem não entregou NADA durante os bimestres. Entregar até 19/11/2020 - Professora Joana.

Atividade de recupeção do 1° bimestre – valendo (5,0 pontos)

Entregar até 19/11/2020

Professora: Joana Aparecida

Enviar as respostas das atividades para: joana.munis@bol.com.br


Atividades

  1. 1 – Leia os trechos a seguir que são partes de uma notícia: 

  2. Uso de máscaras em SP será obrigatório também nas ruas”


(   ) De acordo com Doria, a previsão era que o estado de São Paulo registrasse 26.000 óbitos caso as medidas de distanciamento social não tivessem sido adotadas precocemente. (...)

(   ) Nesta segunda-feira 4, o governo de São Paulo anunciou a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado de São Paulo a partir de quinta-feira 7. A medida contra o coronavírus vale para todas as pessoas que estiverem na rua. 

(   ) Por isso, o governo do estado de São Paulo publica decreto amanhã, terça feira 5 de maio, tornando obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo, por todos os cidadãos que estiverem caminhando ou andando ou se dirigindo a qualquer local no estado de São Paulo.

(   ) “A regulamentação sobre eventuais punições aos que desobedecerem a essa medida serão de responsabilidade das prefeituras”, disse o governador João Doria. Entretanto não foram detalhadas possíveis punições.

2 – Utilize uma ordem numérica de 1 a 4 para indicar qual é a ordem correta dos parágrafos nessa notícia.

3 – Quais características principais fazem do texto acima ser uma “Notícia”?


 Atividade de recuperação do  2° Bimestre –  vale  2,0 pontos

Entregar até 19/11/2020

Professora: Joana Aparecida

Enviar as respostas das atividades para: joana.munis@bol.com.br

Tema: Mulheres além do tempo

Atividades 

Assistir a aula do CMSP do dia 06/08 – 1º Série EM - Português. Segue abaixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=4g3TN-TbSK0

Leia:

A importância da mulher na sociedade

A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.

Apesar de uma maior presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos diferentes gêneros. A mulher, em muitos perfis familiares, acumula tanto as funções trabalhistas quanto as domésticas e até as maternas, ficando, muitas vezes, sobrecarregada. Além disso, o número de mulheres ocupando cargos de nível superior nas empresas ainda é menor, embora elas constituam a maioria apta a pertencer ao mercado de trabalho. E por falar em trabalho, o salário da mulher ainda é proporcionalmente menor do que o dos homens na sociedade atual, fator que fica ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.

Nos cargos políticos, apesar de termos superado o fato de nunca ter havido uma presidente mulher no Brasil – e também em outros países da América Latina, tais como Argentina e Chile –, ainda é desigual a comparação entre mulheres e homens nos cargos executivos, legislativos e judiciários. Foi na Argentina, inclusive, que a primeira mulher (Isabel Martínez de Perón) ocupou o cargo de presidente no mundo, embora outras mulheres tenham ocupado cargos de chefes de Estado anteriormente em outros locais do globo.

Nas eleições de 2014, apenas 10% dos candidatos eleitos eram mulheres. Embora esse número seja melhor que nas eleições anteriores, ele ainda é muito baixo. Além disso, cinco estados (AL, ES, MT, PB e SE) não elegeram sequer uma mulher para um dos cargos de deputados federais, e mesmo aqueles que apresentaram os melhores índices (AP e TO) completaram apenas 38% do total de eleitos com mulheres.

                                                                                                        UOL/ junho 2020/ notícias.

 

Responda em seu caderno

1 – Após a leitura, escreva um resumo do texto acima, apontando as principais ideias discutidas pelo autor.

Atividade de recuperação do 3° Bimestre   valendo (5,0 pontos)

Entregar até 19/11/2020

Professora: Joana Aparecida

Enviar as respostas das atividades para: joana.munis@bol.com.br

  1. Tema: Por que ainda é importante estudar gramática?


Atividades 

Assistir a aula do CMSP do dia 17/09 – 1º Série EM - Português. Segue abaixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=JItismTTaKQ

Leia:

    1. Classes Morfológicas (Revisão)

De maneira geral, a morfologia estuda a origem, as derivações e as flexões das palavras, expressas, na língua portuguesa, por dez classes morfológicas ou gramaticais de acordo com a função de cada.

Elas são classificadas em:

  • palavras variáveis: substantivo, adjetivo, pronome, numeral, artigo e verbo. Elas podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo)

  • palavras invariáveis: preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

Substantivos: nomeiam os seres em geral sendo classificados em substantivos: simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado, coletivo, comum e próprio.

Adjetivos: atribuem qualidades e estados aos seres sendo classificados em adjetivos: simples, composto, primitivo e derivado.

Pronomes: acompanham os substantivos de maneira que podem substituí-los; são classificados em pronomes: pessoais (caso reto e caso oblíquo), possessivos, demonstrativos, tratamento, indefinidos, relativos, interrogativos.

Numerais: determinam a quantidade de tudo que existe sendo classificados em: cardinais, ordinais, fracionários, coletivos e multiplicativos.

Artigos: determinam o número e o gênero das palavras sendo classificados em artigo definido e indefinido.

Verbos: indicam ações, estado ou fenômeno sendo classificados em verbos regulares e irregulares.

Preposições: conectam dois termos da oração por meio de uma relação de subordinação. Dessa maneira, conforme a circunstância estabelecida, são classificadas em preposição: lugar, modo, tempo, distância, causa, instrumento e finalidade.

Conjunções: conectam dois termos semelhantes gramaticalmente, sendo classificados em: conjunção coordenativa (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas); e conjunção subordinativa (integrantes, causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, temporais, finais e proporcionais).

Interjeições: indicam emoções, sentimentos, sensações e estado de espírito sendo classificadas em interjeições de: advertência, saudação, ajuda, afugentamento, alegria, tristeza, medo, alívio, animação, aprovação, desaprovação, concordância, desejo, desculpa, dúvida, espanto, contrariedade.

Advérbios: modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio sendo classificados de acordo com a circunstância que expressam: modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.

Note que a morfologia é um termo utilizado em outras áreas por exemplo, na biologia (morfologia vegetal, morfologia animal, etc.), geologia (estudo das formas de relevo), dentre outras.

Responda em seu caderno:

1 – Pesquise um poema e escreva-o em seu caderno. Em seguida, transcreva dele 10 palavras e indique a qual classe gramatical cada uma delas pertence dentro do texto.